Minha Biografia

Sempre fui curiosa e apaixonada pelo compartamento humano.

Sou apaixonada por Arte e Cultura, muito curiosa e sempre me interessei pelos mais variados assuntos. Desde criança me sentia emocionada e reconhecia profundamente na minha Alma o poder dos contos, lendas e mitos. Eu e o meu irmão fomos educados ouvindo as nossas próprias aventuras através do incrível poder imaginário do nosso pai, Xerxes Gusmao Neto, jornalista, escritor e profissional do marketing. Eram as “Fabulosas Aventuras de Macaquinha e Zé Galak”. Sim, eu era a Macaquinha dos contos, crônicas e histórias de papai.

Sentia também um enorme interesse em ouvir e ajudar as pessoas. Me preocupava com o que sentiam e estava sempre pronta a fazer algo que pudesse tirá-las daquele estado de desânimo ou tristeza.

Foi assim que o comportamento humano se tornou uma paixão e a minha profissão.

Mas não foi um percurso simples ou fácil. A minha primeira graduação foi em Publicidade e Propaganda e eu tinha já um ótimo emprego quando decidi estudar Psicologia. Foi difícil bancar essa escolha já que muitos ao meu redor não entenderam esse meu interesse profundo em seguir o que o meu coração pedia.

Foi no ano 2000 que iniciei o meu trabalho como psicóloga clínica e psicóloga jurídica, a princípio com menores infratores e em seguida como psicóloga do DEGASE/RJ e do TJ/ES com mulheres vitimas de violência de gênero com a Lei Maria da Penha. Também atuo com meu consultório particular e em clínicas sociais, acumulando milhares de horas de escuta terapêutica.

Sempre investi seriamente na minha formação como psicóloga clínica e no intenso e transformador processo psicoterápico totalizando também mais de 14 anos em análise, além de centenas de horas em supervisão. Sou estudiosa do comportamento humano, arquétipos, mitos e contos desde a minha graduação em Psicologia. Graduada em Publicidade e Propaganda e pós graduada em Psicoterapia Junguiana e o Imaginário, Formação em Filosofia e em Violência de Gênero, Instrutora de Mindfulness, Consteladora Familiar Sistêmica, IKIGAI Mentor, e de saberes ancestrais femininos, e inúmeras outras formações realizadas todos os anos.

Foi nesse trabalho que me encontrei e comecei a desenvolver pesquisas na área. Nos últimos anos de trabalho no Brasil eu havia começado uma pesquisa com o feminino, trabalhando diretamente com a Lei Maria da Penha e a violência de gênero.

O meu objetivo é contribuir com a qualidade de vida de todas as pessoas que desejam investir neste percurso de autoconhecimento e autoestima, para que assim possam fazer escolhas mais conscientes, realizar mudanças e chegarem perto da vida que sonham. 

Em 2014 a minha vida sofreu uma grande transformação e eu vim morar na Itália. Sou a idealizadora do Café Literário Itália, uma rede de apoio feminina para mulheres expatriadas desde 2017 em Roma, tendo realizado mais de 60 rodas femininas presenciais, apresentações literárias, artísticas e culturais, centenas de entrevistas com brasileiras no exterior e inúmeras rodas femininas online. Somos uma rede de prevenção e força do feminino, com foco no desenvolvimento pessoal, cura e expansão do coração, e na união saudável e sagrada entre as energias feminina e masculina. ACREDITAMOS QUE A ARTE CURA e que CULTURA é prioridade. Tive a alegria de receber o Prêmio Focus Brasil Milão Literatura 2018 para brasileiros que fazem a diferença no mundo.

E tenho agora mais de 14 anos de ouvir e acompanhar o percurso de milhares de mulheres no Brasil e ao redor do mundo, e que já participaram das atividades promovidas pelo Projeto Alquimia Feminina e o Café Literário Itália.

Precisei me reinventar completamente em todos os níveis.

São inúmeras as questões essenciais e relevantes neste processo de transformação, de descoberta de novas possibilidades de vida, de reinventar-se.

Este é um espaço para conversarmos também sobre como podemos tirar proveito de tudo o que modifica a nossa vida.